O RODEIO

Colorado, a “Capital do Rodeio no Paraná”, sedia anualmente a Festa de Peão Boiadeiro, o maior rodeio do Sul do Brasil e um dos cinco mais importantes do calendário nacional. 

Por ser o primeiro dos grandes rodeios no calendário brasileiro, a Festa do Peão Boiadeiro de Colorado tornou-se uma verdadeira vitrine e referência em todo o Brasil. Sendo respeitada por sua tradição, qualidade das competições, organização do evento, nivel de profissionais, premiações, público, entre outros aspectos. 

MONTARIA EM CAVALOS – ESTILO CUTIANO

Ao longo dos anos, o Rodeio de Colorado manteve a tradição e a valorização da montaria em cavalos no estilo Cutiano, modalidade genuinamente brasileira, investindo na qualidade dos animais e na seleção dos competidores. Com isto, se tornou referência na modalidade e destaque nacional, sendo atualmente considerado como o melhor rodeio em cavalos do Brasil.

Últimos Campeões:

2019 – Pablo Luís Bertolin (Mirassol-SP)
2018 – José Leal da Silva Neto (Itanhaém-SP)
2017 – Ari Piovezan Jr. (Piracicaba-SP) | Fabiano da Conceição (Piracicaba-SP)
2016 – Edilson Antônio Filho (Ap. Taboado-MS) | Marco Ant. Silva (Palestina-SP)
2015 – José Mariano de Oliveira (Auriflama-SP)
2014 – Clodovir Palata Jr. (Floreal-SP)
2013 – Eder Fiori (Ap. Taboado-MS)
2012 - Clodovir Palata Jr. (Floreal-SP)
2011 – Nilton Donizete de Souza (Guarantã-SP)
2010 – Marcelo Araújo (Colina-SP)

 

MONTARIA EM TOUROS

Pioneira na modalidade de montaria em touros no Brasil, a Festa do Peão de Boiadeiro de Colorado teve papel fundamental no desenvolvimento da modalidade em nosso país e hoje é referência em qualidade, reunindo anualmente os principais competidores e animais da atualidade. Em 2020, pela primeira vez o evento sediará etapas dos três principais campeonatos de rodeio do Brasil. Nos dias 27 e 28 de março, a arena de Colorado receberá uma etapa da PBR Brazil, que retorna a Colorado após sete anos, o que deve elevar consideravelmente o nível da competição na primeira semana do evento. Já na segunda semana, entre os dias 02 e 05 de abril, a arena de Colorado receberá a Copa Wrangler Ekip Rozeta e Circuito Rancho Primavera, que por mais um ano realizam etapas conjuntas de seus respectivos campeonatos.

Últimos Campeões:

2019 – Nilton Batista (Guzolândia-SP)
2018 – Rafael Ribeiro (Murutinga do Sul-SP)
2017 – Lucas Divino (Nova Crixás-GO)
2016 – Alan de Souza (Taubaté-SP)
2015 – Edevaldo Ferreira (Andradina-SP)
2014 – Anderson de Oliveira (Mundo Novo-MS)
2013 – Roberley Luciano Val (Catanduva-SP)
2012 – Sérgio Antônio Sobral (Casa Verde-MS)
2011 – Edevaldo Ferreira (Andradina-SP)
2010 – Marcio Roberto dos Santos (São Carlos do Ivaí-PR)

 

TRÊS TAMBORES

Na prova dos Três Tambores, modalidade exclusiva para as mulheres, a Festa do Peão de Boiadeiro de Colorado também é referência nacional e realiza uma das competições mais esperadas do ano. A prova faz parte do calendário da ANTT – Associação Nacional dos Três Tambores, maior e melhor campeonato da modalidade no país e que estará no evento pelo 17° ano consecutivo, reunindo as principais competidoras e os animais mais premiados do Brasil. Além das principais competidoras do país na modalidade adulta, a prova também recebe as jovens estrelas de até 12 anos de idade, que competem na categoria mirim.

Últimas Campeãs:

2019 – Gabriela Ferro (São Pedro-SP)
Mirim: Olívia Ianez (Tabapuã-SP)
2018 – Pâmella Pinheiro (Londrina-PR)
Mirim: Stephanie Rodrigues (Arthur Nogueira-SP)
2017 – Ana Beatriz Costa (Paraguaçú Pta.-SP)
Mirim: Tarcila Ferguson (Rio Verde-GO)
2016 – Rafaela Slaviero (Curitiba-PR)
Mirim: Ellen Sayuri (Bastos-SP)
2015 – Tânia Saldanha (Assis-SP)
Mirim: Joana Maria Zaia (Sta. Cruz Rio Pardo-SP)
2014 – Caroline Rugolo (Tietê-SP)
Mirim: Tarcila Ferguson (Rio Verde-GO)
2013 – Caroline Rugolo (Tietê-SP)
Mirim: Maria Eduarda Silva (S.J. Rio Preto-SP)
2012 – Caroline Rugolo (Tietê-SP)
2011 – Mariana Wiezel (Sta. Rosa de Viterbo-SP)
2010 – Fatiana Ferreira (Guaíra-SP)

 

BEM-ESTAR ANIMAL

A Festa do Peão de Boiadeiro de Colorado também é referência em bem-estar animal, seguindo rigorosamente a Lei Federal 10.519 de julho de 2002, que regulamenta a atividade do rodeio e estabelece regras para a realização dos mesmos. Para isto, o evento se cerca de profissionais capacitados e adota normas para coibir e punir qualquer tipo de maus-tratos aos animais que participam das competições.

É sempre importante lembrar, que ao contrário do que muitos ainda acreditam e propagam, os animais não pulam porque têm seus testículos apertados. Os animais de rodeio pulam por instinto. A cinta de lã, uma espécie de corda revestida de lã, é usada apenas para estimular o animal através de cócegas e é colocada em sua virilha, não tendo nenhum contato com os órgãos genitais.

Também são proibidos objetos que possam causar danos aos animais, como, por exemplo, choque elétrico e materiais pontiagudos. Todos os equipamentos utilizados devem ser padronizados a fim de não causar ferimentos. Qualquer competidor que for flagrado com equipamentos irregulares, antes, durante ou após a montaria, é eliminado da competição e estará sujeito a outras punições.

 

 

 

Logo
Logo